O Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio, é um alerta que vai muito além de uma cor ou de uma campanha de um mês. É um convite à ação. Para que esse tema não seja apenas um discurso, mas um compromisso real, as empresas precisam ir além de falar e, de fato, agir. É com essa visão que a InCicle tem se posicionado, focando em ações que criam um impacto real para seus colaboradores e parceiros.
Na visão do especialista em gestão de pessoas focada em resultados e CEO da InCicle, Rafael Giupponi, a saúde mental é um pilar estratégico que vai além da tecnologia. Ele defende que o verdadeiro RH Extraordinário também é construído com ações que transformam e, de fato, cuidam das pessoas, tornando o tema um compromisso contínuo.
“Não pode ser uma campanha de um mês, mas um pilar estratégico que nos guia o ano todo. Nosso compromisso é que o cuidado com as pessoas não caia na rotina, mas se torne o nosso maior diferencial”, disse Giupponi.
Essa postura está alinhada com as novas exigências do mercado de trabalho. A NR-1 (Norma Regulamentadora nº 1) já aponta para esse caminho, exigindo que o gerenciamento de riscos ocupe não apenas o espaço físico, mas também os fatores psicossociais, garantindo que a saúde mental seja um componente formal da segurança e bem-estar dos colaboradores.
															Os dados reforçam a urgência do tema. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, sendo 14 mil apenas no Brasil. É a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
Em entrevista à Agência Brasil, a psiquiatra Sandra Peu, representante da Associação Brasileira de Psiquiatria, explicou o foco da campanha. “Essa campanha visa ajudar a população a identificar fatores de risco e fatores de proteção para o suicídio, identificar situações em que há risco iminente e orientar como buscar ajuda”, disse.
A mensagem da campanha neste ano é clara e direta. “Se precisar, peça ajuda!”. Além de unidades de saúde e do SAMU, o CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece apoio emocional gratuito e 24 horas pelo telefone 188. A jornada pela vida é um compromisso contínuo. Ao unir a visão estratégica da liderança, a tecnologia e ações que cuidam das pessoas, o RH se torna o verdadeiro protagonista na construção de um ambiente de trabalho mais saudável e humano.
* Com ABr – Agência Brasil.
				




