Com a busca por resultados consistentes por gestores de RH e a necessidade de as empresas em inovar seus processos cada vez mais, o Plano de Desenvolvimento Individual, mais conhecido como PDI, deixou de ser um item de prateleira do “RH Farmácia” e tornou-se uma peça-chave na construção de times de alta performance dentro do conceito de RH Extraordinário.
De forma prática, o PDI é um mapa estruturado de metas, competências e trilhas de desenvolvimento, que tem como missão alinhar os objetivos profissionais de um colaborador ou até mesmo de um líder, com as metas traçadas pela empresa. Em linhas gerais, ele impulsiona a performance, desenvolve soft e hard skills e cria uma cultura de crescimento mensurável.
Mas, afinal, como elaborar um PDI eficaz?
Antes da resposta, o especialista em gestão focada em pessoas e CEO da InCicle, Rafael Giupponi, lembra que um Plano de Desenvolvimento Individual consistente é mais do que preparar colaboradores e líderes, é moldar o futuro da empresa.
“O PDI é uma bússola para quem deseja deixar de ser apenas um gestor de processos e se tornar um verdadeiro líder de resultados e impacto. Quando estruturado com foco na resposta final e alinhado às métricas da organização, ele transforma o RH em um protagonista estratégico”, diz.
Na visão de Giupponi, esse movimento não é apenas uma tendência, mas uma virada definitiva e necessária no mercado de Recursos Humanos. “Essa é a nova realidade entre consultores, gestores e gerentes de RH. Quem não estiver preparado para desenvolver pessoas com método e mensuração ficará para trás e nunca alcançará resultados verdadeiros.”.

STARTUP
A InCicle, startup especializada em soluções tecnológicas para RH, tem liderado essa transformação no mercado brasileiro. Por meio da nova geração de softwares, que traduzem dados em gráficos de desempenho e painéis de resultado, a empresa ajuda líderes a tomar decisões mais estratégicas e mensuráveis, elevando o papel do RH ao centro da inovação nas empresas.
Com a solução da InCicle voltada à gestão de PDI, o RH ganha uma ferramenta poderosa para desenhar e acompanhar jornadas personalizadas de crescimento. A plataforma, que combina inovação com metodologias ágeis, redefine o papel dos gestores em uma era em que performance e aprendizado caminham juntos. “Não basta apenas planejar o desenvolvimento de colaboradores, é preciso torná-lo visível, mensurável e adaptável”, afirma.