A InCicle realizou, na manhã desta quarta-feira (19), uma palestra sobre a saúde do homem para todos os colaboradores para celebrar o Novembro Azul. Conduzida pelo técnico de enfermagem Claudomiro Temoteo, a atividade destacou a importância do diagnóstico precoce, do rastreamento regular e da adoção de hábitos de vida saudáveis.
Ao longo do encontro foram apresentados os pilares da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (o Brasil é o único país da América Latina com diretrizes específicas para essa população) e revisados os cânceres prevalentes, com ênfase no câncer de próstata.
Também foram abordados na palestra os fatores de risco (idade, histórico familiar e etnia), sinais e sintomas, métodos de rastreamento e caminhos para o diagnóstico precoce, doenças cardiovasculares, com atenção ao controle de pressão arterial, glicemia e colesterol, e orientações sobre alimentação, atividade física, sono e redução de álcool e tabaco, além da importância dos cuidados com a saúde mental.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, com base em informações do Ministério da Saúde, o câncer de próstata matou 17 mil homens no país em 2023, uma média de 47 óbitos por dia.
“Prevenção é atitude diária. Manter consultas em dia, reconhecer sinais do corpo e falar de saúde sem tabus faz diferença. Câncer de próstata, doenças do coração e transtornos mentais têm melhor desfecho quando identificados cedo. Rastreamento adequado e hábitos saudáveis são a combinação que mais salva vidas”, disse Claudomiro.
Para o CEO da InCicle e especialista em gestão de pessoas focada em resultados, Rafael Giupponi, a iniciativa integra a promoção da saúde dos colaboradores. “Cuidar da saúde é estratégia de longo prazo. Ao promover informação, acolhimento e acesso ao rastreamento, fortalecemos pessoas e resultados. Bem-estar e performance andam juntos e a InCicle quer ser parte ativa dessa transformação”, afirma.





